Ventilação gravitacional – como funciona e é suficiente?

Vendas climatizador para igreja Smart Air
Vantagens da ventilação natural – Uma das principais vantagens da ventilação gravitacional é a simplicidade de construção da instalação do ar condicionado. Devido ao fato de que este tipo de sistemas é conhecido há muitos anos, a maioria dos profissionais é capaz de planejá-los e implementá-los adequadamente. Eles também são mais baratos de implementar do que, por exemplo, ventilação mecânica com recuperação de calor ( recuperação ).

Ao mesmo tempo , a ventilação gravitacional praticamente não gera custos operacionais. Nenhuma eletricidade é necessária para o seu funcionamento, e a única atividade que os usuários devem cuidar é a limpeza de chaminés e inspeções periódicas de chaminés. Desvantagens da ventilação por gravidade – Em muitos casos, verifica-se que a ventilação por gravidade não é eficiente o suficiente.

O efeito desse fenômeno é a qualidade duvidosa do ar interno, além de aumentar a umidade no prédio. É desaconselhável que as pessoas permaneçam nessas condições para sua saúde e bem-estar. Além disso, deve-se levar em consideração que a circulação de ar causada pela ventilação natural não pode ser controlada de forma alguma.

Também é impossível tratar o ar que vem de fora. Além disso, correntes de ar induzidas naturalmente estão associadas ao superaquecimento de ambientes no verão e perdas significativas de calor no inverno . Portanto, esta solução não é apenas ineficaz, mas também não muito econômica.